Você já ouviu falar de Lucio Battisti?

01/08/2010 17:47

(Imagem fonte: Google Imagens)

Lucio Battisti é considerado um dos maiores composidores da música italiana, talvez o maior, embora nunca tenha atingido níveis de sucesso fora da Itália.


Lucio Battisti nasce em Poggio Bustone , uma cidade perto de Rieti , em 5/3/43.
Começa a tocar o violão desde de 12 anos de idade , e depois de ter pego o diploma secundário, tenta a carreira de guitarrista, tocando em uma banda que se chamava I Campioni: estamos ao início dos anos 60.
Nessa banda Lucio Battisti é só guitarrista, mas logo começa a compor músicas e letras que leva à atenção de vários produtores e discográficos: eles se demonstram bem frios sobre as composições de Lucio, e uma deles, Cristine Leroix, apresenta para ele um grande liricista que se chama Mogol.
A intenção é tentar juntar as melodias de Lucio com letras de qualidade.

Mogol é um liricista que já tem escrito grandes sucessos e é super famoso.

Depois de algumas, primeiras dúvidas, ele aceita de colaborar com Lucio

Ai é o ponto de desvio da carreira de Lucio Battisti: sob a orientação de Mogol e com a contribuição das letras dele, Lucio começa a compor músicas maravilhosas que entram na história da música italiana.

O que surpreende em Lucio Battisti é a capacidade de escrever uma quantidade incrível de músicas lindas com estilo muito váriado: do rythm and blues de “ Un ‘ avventura(1968) à beatlesiana ‘’ Balla Linda’’ (1966) às grandes melodias de ‘’ Mi Ritorni in Mente‘’(1969) e ‘’ Emozioni‘’(1970) para terminar à melodia Flamencata de ‘’La mia canzone per Maria’’(1968), e ao Gospel de ;’’Acqua Azzura Acqua Chiara’’(1969).

Nos anos 70 Lucio Battisti continua a escrever músicas belissimas , ma se retira sempre mais fugindo contatos com o público e a imprensa: Desse periodo as músicas inesquecíveis são ‘’Pensieri e Parole’’(1971) ‘’Il mio canto libero’’(1972), ‘’E penso a te’’(1971) ‘’Io vorrei non vorrei ma se vuoi ‘’(1972), La Luce dell’Est(1972), ‘’Ancora tu’(1976), Si viaggiare(1977), Una Donna per Amico(1978) Con il Nastro Rosa(1980).

A partir do 1976 ele recusa qualquer entrevista com jornalistas e declara ‘’ que um artista deve comunicar com público apenas atraves do próprio trabalho’’ . Na verdade , esporidacamente ele aceita entrevistas mas a última é do fevereiro 1979: e, em seguida, ninguém conseguirá mais entrevistá-lo.

No 1980 ele ‘’divorcia’’ de Mogol e começa a trabalhar com outros Lyricistas . Ele pública 6 cds: E giá(1982),Don Giovanni(1986), L’apparenza(1988),La Sposa Occidentale(1990),CSAR(1992), Hegel(1994).

A critica músical não dá valor à esses trabalhos e Battisti continua se isolando sempre mais ,curtindo a vida de família no seu mansão na Brianza, em Lombardia.

Em dia 9 de setembro 1998 Lucio Battisti falece. O Mundo da música italiana é em luto, chorando a morte de um grande artista que operou na música italiana uma revolução comparável àquela que fizeram os Beatles na música Rock.David Bowie e Pete Townsehend dos Who, conheciam e adoravam a música de Lucio Battisti

(Fonte: https://www.brasileitalia.info/forum/topic.asp?TOPIC_ID=121)

 

 

Algumas músicas de Lucio Battisti.

Você pode assitir videos de Lucio Battisti nos Links abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=CjWyb1RjP_Y

https://www.youtube.com/watch?v=5E6ZOZzV9yY&feature=related

https://www.youtube.com/watch?v=KP6m6_V7vsc&feature=related

https://www.youtube.com/watch?v=41i3kN3duHo&feature=related