5° Encontro Salgado Filho PR.

27/12/2009 11:01

 

No dia 14 de janeiro aconteceu, em Salgado Filho, o 5° Encontro da Família Battisti, com a presença de pessoas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foi uma oportunidade de confraternização festiva e religiosa.

 

Trajetória da família: André, Pedro e Avelino descendentes da família Battisti, saíram de Progresso (Lageado/RS). Em agosto de 1935, três mudanças em duas carroças, puxadas por mulas, saíram em busca de novos desafios. André e Judite com quatro filhos, Pedro e Albina também com quatro filhos, e Avelino casou-se com Olinda.

 

Trajeto percorrido: Progresso, Soledade, Nonoai, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Varjeão e Chapecozinho. No interior de Ponte Serrada, em Chapecozinho, encontraram mata virgem e derrubaram os pinheiros para fazer roça, com plantio de milho, feijão e arroz, construíram casas e paiol. Pela religiosidade das famílias trouxeram consigo um sino que compraram da sociedade de Progresso, instalado na Igreja de Chapecozinho. Este foi o primeiro sino a ser instalado naquela região. Atualmente encontra-se instalado em frente à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Chapecozinho.

 

Mais tarde também vieram a Chapecozinho (hoje Dom Carlos), Domingas Battisti, casada com Daniel Titon e José Battisti e Adelaide Zenatti, João Battisti e Eliza.

 

Migração para Salgado Filho: De Chapecozinho, a família Battisti (Osvino Krause e sua esposa Delmina e Daniel Titon e esposa Domingas) resolveu buscar terras mais produtivas e chegou em salgado Filho. Depois vieram outros integrantes da família e assim dedicaram ao trabalho e conquistaram espaço, formando uma grande família.

Fonte:www.kurya.com.br.