Destaques Battisti

13/01/2011 15:37

Nono e nona são da família Battisti.

Em sua sexta edição já é a terceira vez que a Festa da Polenta homenageia o nono e a nona da festa. T odo o processo de discutir nomes, ver idade, possibilidade de ir a festa e aceitação já foi feito pelo pessoal da organização, buscando sempre um casal que se adéque ao perfil de nono e nona ideal. Neste ano o casal escolhido para receber a homenagem foi Darcy e Leoclides Battisti, há muitos anos moradores de Linha Data, interior do município de Boqueirão do Leão.

HISTÓRICO: Darcy Battisti nasceu em Encantado no dia 13 de julho de 1935, filho de Julio Battisti e Lodovica Semter, ambos agricultores. Mudou-se para Linha Data, Boqueirão do Leão, em maio de 1956, migrando para a localidade de Linha Araçá em 1960. Lá casou-se em 03 de outubro de 1959 com Leoclides Marquetto, filha de Antônio Marquetto e Ignez Girardi Marquetto. Dona Leoclides nasceu em 08 de fevereiro de 1941 em Linha Araçá.
Da união do casal nasceram três filhos: Fátima, Margarete e Flávio, que lhes deram seus cinco netos e uma bisneta. Os filhos hoje moram em cidades distantes. Fátima reside em Santa Cruz do Sul, Margarete em Porto Alegre e Flávio em Gravataí, cidade da Grande Porto Alegre.
Além de estar sempre ligado ao comércio, inclusive possuindo casa comercial, Darcy Battisti esteve no período de 1973 a 1976 em Canudos do Vale, onde exerceu a função de subprefeito.
Motivo de orgulho para o nono Darcy é ainda o fato que ele conta com ale gria no rosto por te sido o mais jovem vereador do município de Lajeado e o mais idoso vereador do município de Boqueirão, onde exerceu essa função nos anos de 2001 a 2004 e 2005 a 2008, e na atual administração, é suplente, tendo assumido no lugar do colega Paulo Joel Ferreira, licenciado para atuar na Secretaria de Obras.
Os nonos hoje ainda possuem um casa comercial na localidade onde residem (Linha Araçá), e lá desempenham ainda muito bem suas atividades.

EDIÇÕES ANTERIORES: A primeira homenagem prestada aos nonos na Festa da Polenta foi feita ao casal Miro e Dalva Bianchini, isso em julho de 2008. Na sequência foram escolhidos e homenageados João e Iraci Titton, em julho de 2009,  tendo prosseguimento agora com o casal Battisti.
Segundo a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas -CDL-, a homenagem aos nonos é uma forma de valorizar as pessoas que passam adiante a tradição, a cultura e os costumes italianos.

 

www.oboqueirao.com.br/?file=noticiasDentroDentro&id=4003